Tratamentos na Cardiologia

Podem ser agrupados em vários tipos:

Alterações dos estilos de vida

São as terapêuticas mais eficazes pois atuam diretamente nas causas das doenças cardiovasculares. Através de um plano alimentar, de exercício, de abstinência tabágica ou de relaxamento vamos corrigir os erros alimentares, o sedentarismo, o tabagismo e o stress que em conjunto com a hereditariedade são as causas mais frequentes da patologia cardíaca.

Terapêutica medicamentosa ou farmacológica

É o tipo de tratamento mais frequente quando as alterações dos estilos de vida não são suficientes. Existem centenas de fármacos diferentes para o tratamento das doenças do coração, desde os históricos digitálicos e aspirina até medicamentos mais recentes. Todos eles deram a sua contribuição para a diminuição da mortalidade cardiovascular que foi conseguida nas últimas décadas nos países desenvolvidos.

Terapêuticas de intervenção

Estas podem ser subdivididas em intervenções por cateterismo ou cirurgia. Ambas têm o seu papel no tratamento das patologias cardíacas mais graves. Em cada caso, o cardiologista clínico, muitas vezes trabalhado em equipa e articulação com o cardiologista de intervenção e o cirurgião cardíaco, vai decidir qual o tipo de intervenção mais adequado para o seu caso.

Terapêuticas elétricas

O coração tem um sistema elétrico que é o responsável pelo ritmo dos batimentos. Quando apresenta doença, o cardiologista pode utilizar também a eletricidade para o corrigir. São exemplos a cardioversão elétrica e o pacemaker.