Porquê?

Essa pergunta tão frequente na consulta! Ou até quando chega a casa e começa a pensar nos diagnósticos feitos no consultório!

Porque sou hipertenso? Porque tenho angina? Porque tenho o colesterol alto, se até faço exercício, sou magro/a e evito gorduras na dieta?

Como é lógico, cada caso tem as suas particulariedades, mas podemos compreender as regras genéricas que se aplicam sempre. Qualquer doença ou fator de risco é o resultado de causas hereditárias e/ou ambientais. Em algumas situações existe preponderância de uma só causa, como um gene herdado dos nossos pais (neste caso uma doença predominantemente hereditária) ou pode ser consequência de um fator ambiental como um traumatismo. Contudo, nas doenças cardiovascular mais frequentes, existe uma combinação complexa de causas hereditárias e ambientais. São as chamadas doenças multifatoriais, em que cada causa contribui um pouco, mas o resultado final depende de muito fatores. Desde logo, centenas de genes influenciam o nosso risco de doenças cardiovasculares. Por isso, na consulta, foi questionado sobre os seus antecedentes familiares, que é uma forma de perceber quais as tendências de doença dentro da sua família. Dos fatores ambientais, os mais importantes são a alimentação, o exercício físico, o tabagismo e o stress.

Assim, entende que, para responde à questão porque tenho este problema de saúde, temos de olhar de uma forma global para todas as possíveis causas e sua interação. Todos conhecemos um fumador que é saudável aos 80 anos; provavelmente foi um afortunado na lotaria genética e herdou uma combinação de genes favorável à saúde cardiovascular. Mas, como as exceções fazem a regra, conhece muitos mais casos de alguem que teve um enfarte e que combinava em si os "ingredientes" que sabemos contribuir para essa doença: uma alimentação rica em gorduras, o sedentarismo, o tabagismo, o stress e aquela "barriguinha" onde se acumula a gordura que vai obstruir as artérias!